Yahoo Finanças Yahoo Finanças
Preso na manhã desta quinta-feira, o dono da marca Dolly, Laerte Codonho, chegou à delegacia carregando um cartaz em que se lia: “Preso pela Coca-Cola”. O empresário, detido em sua residência na Granja Viana, na Grande São Paulo, cumprirá prisão temporária no 77º distrito.
Codonho é acusado de fraude, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Ele é investigado pelo suposto desvio de R$ 4 bilhōes.
Entenda o caso
De acordo com o portal G1, a empresa de refrigerantes teria fraudado o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ao demitir funcionários para recontrata-los por outra companhia.
Além do empresário, o ex-contador e um funcionário também foram presos esta manhã.
Durante a ação em Cotia, os agentes apreenderam quatro carros de luxo e dinheiro em espécie — o valor do montante, em real, dólar, euro e libra, não foi divulgado. Outros dois helicópteros pertencentes ao dono da Dolly também foram tomados em São Bernardo do Campo.
Em nota, a empresa declarou se tratar de uma injustiça. “Em relação à prisão temporária do empresário Laerte Codonho, detentor da marca Dolly, reforçamos que a prisão é injusta. Laerte Codonho sempre colaborou com as autoridades, e tem certeza que provará sua inocência. A defesa recorrerá da decisão e confia na Justiça”, divulgou.
A Coca-Cola, por sua vez, declarou que “não comenta processos judiciais em que não esteja envolvida”.